Lula pressiona por solução para trabalhadores de aplicativos

O tema está na pauta de discussões de uma reunião bilateral do petista com o presidente americano, Joe Biden, em 19 de setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem cobrado do Ministério do Trabalho e de sindicalistas que deem celeridade à regulamentação para os trabalhadores por aplicativos, diante do que considera lentidão nas discussões no grupo criado para debater o tema.

Ele já disse a aliados que gostaria de anunciar medidas na área, inclusive legislativas, antes de viajar para os EUA, no dia 18 de setembro. O motivo para isso é que o tema está na pauta de discussões de uma reunião bilateral do petista com o presidente americano, Joe Biden, em 19 de setembro.

Na última reunião do GT dos aplicativos criado no ministério, realizada em 19 de julho, as negociações se concentraram em garantir remuneração mínima aos trabalhadores e condições adequadas. Mas o consenso ainda está distante.

A expectativa é que as empresas apresentem um documento na próxima reunião, em 14 de agosto. Lula chegou a dizer a aliados que se não houver uma proposta finalizada até sua viagem, ele mesmo poderá anunciar medidas de forma unilateral em 17 de setembro, véspera da viagem.

A discussão atualmente gira em torno do enquadramento dos trabalhadores na Previdência social e também na definição da atividade das empresas de apps.

ver texto original aqui

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciativas Autônomos
OTTS

Breque Nacional dos Apps 2025

A mobilização já conta com a adesão de 20 estados, e tem como objetivo exigir condições justas de trabalho e remuneração digna

Leia mais »
Notícias
OTTS

Escala 6×1: bandeira reacenderá as esquerdas?

Pauta tem enorme potencial de mobilização – não só de trabalhadores, mas também de suas famílias. Exemplos internacionais mostram como enfrentar a resistência das empresas e introduzi-la. Quando partidos progressistas e sindicatos abraçarão de fato esta luta?

Leia mais »

Contato

Fale conosco

Você não precisa passar pelo que está passando.  Você não está sozinho(a).

Assine o Boletim da OTTS

Inscreva seu e-mail para receber as novidades do observatório e receber as principais ações no campo do trabalho terceirizado e autônomos.

Observatório dos Trabalhadores Autônomos e Terceirizados
Endereço: Rua Riachuelo, 122, Sé, São Paulo (SP)
e-Mail: contato@otts.com.br
WhatsApp: (11) 979 881 642

plugins premium WordPress