As eleições do ano de 2022 tem sido marcada por uma intensa polarização política, refletida no resultado do primeiro turno. Com o grosso dos votos dos eleitores dado em dois candidatos apenas, o primeiro turno contou com a liderança do ex-presidente Lula que ficou com 57.259.504 de votos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro ficou com 51.072.345.
As diversas pesquisas de intenções de votos, seja para o primeiro ou para o segundo turno, tem refletido uma realidade com muita precisão: os eleitores mais pobres do país preferem o ex-presidente Lula, que mantém sua liderança entre aqueles que ganham até 5 salários mínimos.
Na oportunidade do primeiro turno o OTTS fez um estudo do programa de governo dos candidatos a presidente que deu especial atenção para a abordagem deles em relação aos trabalhadores autônomos e terceirizados. O tema destes trabalhadores, especialmente os trabalhadores autônomos, recebeu atenção especial no programa do ex-presidente Lula (ver matéria aqui).
Neste segundo turno tem sido comum trabalhadores como os motoboys se manifestarem em favor do ex – presidente Lula. Trazemos aqui a fala de dois destes trabalhadores que dão a “letra” do porque estão fechados com Lula.
Nosso observatório, por sua natureza marcadamente de classe, não ficaria isento num processo decisivo da história nacional como este. Recomendamos voto em Lula para que dias melhores possam florescer para os milhões de trabalhadores e trabalhadoras deste Brasil!
Veja aqui o vídeo motoboys com Lula!