Dia Internacional da Justiça: Trabalhadores de Serviços de limpeza e segurança em todo o mundo exigem respeito, proteção e pagamento justo

A campanha pede que a COVID-19 seja uma doença ocupacional, para que os trabalhadores também possam ser protegidos dos efeitos sociais e econômicos da pandemia.

Como trabalhadores essenciais em todo o mundo continuam a correr enormes riscos de saúde para manter nossas economias passando pela pandemia, UNI Global Union está lançando hoje a campanha  #RespectProtectPayUs  para comemorar o Dia Internacional da Justiça e exigir pagamento justo, saúde, condições de trabalho seguras, proteção no trabalho, respeito e acesso a bons empregos sindicais para limpadores e seguranças.  

“Todos nós sabemos que sem faxineiros, oficiais de segurança e trabalhadores de manutenção de edifícios tudo desmorona,” disse Christy Hoffman, Secretária Geral da UNI Global Union. “Essa força de trabalho é fundamental para a nossa economia e essencial para a nossa recuperação.  

A campanha pede que a COVID-19 seja uma doença ocupacional, para que os trabalhadores também possam ser protegidos dos efeitos sociais e econômicos da pandemia. 

Em 15 de junho de 1990, uma  marcha e protesto pacífica da  Justiça para Zeladores no centro de Los Angeles se transformou em algo mais poderoso. Quando os trabalhadores deram os braços para atravessar uma rua, os policiais enfrentaram esses homens e mulheres, espancando-os com cassetetes e ferindo dezenas de manifestantes.  

Esse momento dramático apenas fortaleceu a determinação dos zeladores, galvanizando o apoio público e estimulando um movimento que obrigou as empresas multinacionais a reconhecerem o direito dos zeladores a ter um contrato sindical que proporcionasse aos trabalhadores um sustento com seguro saúde e benefícios garantidos. 

Ao comemorarmos essa vitória mais de 3 décadas depois, estamos orgulhosos das muitas vitórias conquistadas por faxineiros, trabalhadores de segurança e outros que dedicaram suas vidas para tornar o trabalho de prestação de serviços melhor para todos. Também queremos redobrar nosso compromisso de lutar pelos trabalhadores e comunidades negras que, assim como os zeladores de Los Angeles em 1990, continuam sofrendo as consequências do racismo institucionalizado em seus locais de trabalho e nas ruas. 

Fonte: Global Union (acesse aqui)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Fale conosco

Você não precisa passar pelo que está passando.  Você não está sozinho(a).

Assine o Boletim da OTTS

Inscreva seu e-mail para receber as novidades do observatório e receber as principais ações no campo do trabalho terceirizado e autônomos.

Observatório dos Trabalhadores Autônomos e Terceirizados
Endereço: Rua Riachuelo, 122, Sé, São Paulo (SP)
e-Mail: contato@otts.com.br
WhatsApp: (11) 979 881 642

plugins premium WordPress