Fairwork Brasil 2021: Por trabalho decente na economia de plataformas

O Fairwork avalia as condições de trabalho nas plataformas digitais e as classifica de acordo com o desempenho delas. Em última análise, o objetivo é mostrar que empregos melhores e mais justos são possíveis na economia de plataformas

O primeiro relatório do Fairwork Brasil analisa como as principais plataformas no país se relacionam com os princípios de trabalho decente. As plataformas podem optar por reduzir as desigualdades e o desemprego. No entanto, a pontuação anual do Fairwork Brasil fornece evidências de que os trabalhadores por plataformas, como em muitos países do mundo, enfrentam condições de trabalho injustas e sofrem sem proteções.

As plataformas digitais se consolidaram em nível global como promotoras do trabalho informal, precário, temporário e mal remunerado. No cenário brasileiro, essas características são historicamente estruturantes do mercado de trabalho no país.

Assim, as plataformas digitais surgem, no Brasil, no contexto de um mercado de trabalho caracterizado por profundas
desigualdades, alta precariedade e histórica informalização. Uma das questões é até que ponto as plataformas digitais de trabalho têm contribuído para agravar esse cenário.

O Fairwork avalia as condições de trabalho nas plataformas digitais e as classifica de acordo com o desempenho delas. Em última análise, o objetivo é mostrar que empregos melhores e mais justos são possíveis na economia de plataformas.

Acesse aqui na íntegra o relatório Fairwork Brasil 2021 e veja todo o estudo produzido

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciativas Autônomos
OTTS

Breque Nacional dos Apps 2025

A mobilização já conta com a adesão de 20 estados, e tem como objetivo exigir condições justas de trabalho e remuneração digna

Leia mais »
Notícias
OTTS

Escala 6×1: bandeira reacenderá as esquerdas?

Pauta tem enorme potencial de mobilização – não só de trabalhadores, mas também de suas famílias. Exemplos internacionais mostram como enfrentar a resistência das empresas e introduzi-la. Quando partidos progressistas e sindicatos abraçarão de fato esta luta?

Leia mais »

Contato

Fale conosco

Você não precisa passar pelo que está passando.  Você não está sozinho(a).

Assine o Boletim da OTTS

Inscreva seu e-mail para receber as novidades do observatório e receber as principais ações no campo do trabalho terceirizado e autônomos.

Observatório dos Trabalhadores Autônomos e Terceirizados
Endereço: Rua Riachuelo, 122, Sé, São Paulo (SP)
e-Mail: contato@otts.com.br
WhatsApp: (11) 979 881 642

plugins premium WordPress