Dossiê Covid no Trabalho

Pesquisadores apresentam resultados preliminares de projeto de pesquisa da Covid 19 como doença relacionada ao trabalho

A escassez de informações sobre os riscos que correm pessoas obrigadas a sair para trabalhar durante a pandemia uniu um grupo diversos de pesquisadores que, desde outubro de 2020, coletam dados a respeito.

Inicialmente com seis pesquisadores diretamente envolvidos com saúde do trabalhador, o grupo tem hoje 28 membros entre médicos, psicólogos, cientistas sociais, filósofos, assistentes sociais e químicos; e mantém seis questionários online de alcance amplo e inclusivo.

O boletim apresentado é uma compilação inicial dos dados quantitativos coletados por meio de questionários e está relacionado à primeira fase da pesquisa. A pesquisa conta com um questionário geral e cinco específicos voltados para bancários, radialistas, domésticas, autônomos/informais e imigrantes.

Os questionários incluem itens sobre condições do trabalho presencial, meios de transporte para ida e volta do trabalho, procedimentos seguidos pelas empresas no caso de adoecimento de trabalhadores, dentre outros.

O boletim foi apresentado durante o Encontro da ABET (ver aqui) e retrata diversas percepções dos trabalhadores como falta de água e sabão a vontade para lavar as mãos no local de trabalho, falta de álcool em gel, máscaras dentre outros fatores agravantes da doença como aglomerações no transporte público e falta de ventilação em ambientes como refeitório e vestiário.

A maior parte dos trabalhadores que responderam a pesquisa e que foram infectados pela COVID não tiveram a doença relacionada ao trabalho, com a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

O boletim apresenta também informações relacionadas ao trabalho doméstico no Brasil e trabalhadores do serviço funerário, que fazem um serviço invisível, desvalorizado e tem o trabalho terceirizado.

Acesse aqui o boletim completo, leia, curta e compartilhe

Para participar da pesquisa, clique aqui

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciativas Autônomos
OTTS

Breque Nacional dos Apps 2025

A mobilização já conta com a adesão de 20 estados, e tem como objetivo exigir condições justas de trabalho e remuneração digna

Leia mais »
Notícias
OTTS

Escala 6×1: bandeira reacenderá as esquerdas?

Pauta tem enorme potencial de mobilização – não só de trabalhadores, mas também de suas famílias. Exemplos internacionais mostram como enfrentar a resistência das empresas e introduzi-la. Quando partidos progressistas e sindicatos abraçarão de fato esta luta?

Leia mais »

Contato

Fale conosco

Você não precisa passar pelo que está passando.  Você não está sozinho(a).

Assine o Boletim da OTTS

Inscreva seu e-mail para receber as novidades do observatório e receber as principais ações no campo do trabalho terceirizado e autônomos.

Observatório dos Trabalhadores Autônomos e Terceirizados
Endereço: Rua Riachuelo, 122, Sé, São Paulo (SP)
e-Mail: contato@otts.com.br
WhatsApp: (11) 979 881 642

plugins premium WordPress